quarta-feira, 9 de junho de 2010

O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM AS IGREJAS?

PEÇO QUE ANTES DE CONCLUIR ALGUMA OPINIÃO. LEIA A PÁGINA: O QUE A BÍBLIA DIZ? (Neste Blog)


Hoje em dia ser “evangélico” está “na moda”. Não faltam shows gospel, nem artistas se “ convertendo”, As igrejas estão se tornando pequenas, pois a cada dia que passa elas estão cada vez mais lotadas, além de a cada dia aparecerem mais e mais igrejas a cada esquina. È como se a cada dia milhares de pessoas se convertessem.. .Mas a pergunta que não quer calar: “SE CONVERTESSEM A QUEM??”
Sim porque apesar de aparentemente estar acontecendo uma fase de conversão em massa os fatos não mostram isso!
Os índices de criminalidade de todos os tipos nunca foram tão altos, a pedofilia está se alastrando como praga, as famílias estão a cada dia mais assassinando os seus próprios membros, a homossexualidade aumenta a olhos nus, as drogas nunca tiveram tanto poder, a corrupção política se inflama a todo vapor, a cada dia que passa aumenta o número de mendigos nas ruas, os vidros dos carros estão sempre fechados nos sinais de transito, o egoísmo passou a fazer parte da vida cotidiana, assim como o desrespeito ao próximo e o medo generalizado. ISSO TUDO EM UM PAÍS QUE SE INTITULA “CRISTÃO”!!!
Ser cristão não deveria ser:TOMAR PARA SI OS MANDAMENTOS E AS OBRAS DE CRISTO?
MATEUS: 22: 37-40 _ E JESUS DISSE-LHE: AMARÁS O SENHOR TEU DEUS, DE TODO O TEU CORAÇÃO, E DE TODA A TUA ALMA, E DE TODO O TEU PENSAMENTO. ESTE É O PRIMEIRO E GRANDE MANDAMENTO. E O SEGUNDO, SEMELHANTE A ESTE, É: AMARÁS O TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO. DESSES DOIS MANDAMENTOS “DEPENDEM TODA A LEI E OS PROFETAS”.
MATEUS: 25: 34-40 _ENTÃO, DIRÁ O REI AOS QUE ESTIVEREM A SUA DIREITA: Vinde benditos de meu PAI, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; porque tive fome e destes-me de comer; tive sede e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; estava nu e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me, estive na prisão e fostes ver-me. Então os justos lhe responderão, dizendo: SENHOR, quando te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos? E, quando te vimos enfermo ou na prisão e fomos ver-te? E, respondendo o REI, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
MATEUS: 28: 18-20 _ Portanto IDE, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do PAI, e do FILHO, e do ESPÍRITO SANTO; ENSINADO-AS A GUARDAR TODAS AS COISAS QUE EU VOS TENHO MANDADO; e eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos. Amém.

Só por esta “palinha” já dá para perceber que ALGUMA COISA ESTA ERRADA.
Pois se o AMOR A DEUS E AO PRÓXIMO, está sendo pregado “direitinho” as obras, sendo seguidas a risca, e o “IDE” sendo colocado em prática; porque apesar de tantas igrejas e tantos “evangélicos” , pelo menos no Brasil, que é um País dito cristão, as coisas estão cada vez mais indo de mau a pior? NÃO ME VENHAM COLOCAR A CULPA NO DIABO NOSSO INIMIGO, POIS NÃO COLA, ELE NÃO TEM PODER DE TOCAR NOS FILHOS DE DEUS, AO CONTRÁRIO, OS VERDADEIROS CRISTÃOS TEM O PODER DE O REPREENDER.

TALVEZ ISTO ESTEJA ACONTECENDO PELO O QUE TEM SE “OFERECIDO” DENTRO DAS IGREJAS: MILAGRES E PROSPERIDADE!

MILAGRES E PROSPERIDADE:


As igrejas estão de fato lotadas e muitas sendo abertas, todas com um denominador comum: MILAGRES E PROSPERIDADE. (E SÓ)?
NÃO; acho que estou sendo maldosa: IDOLATRIA À PASTORES, BISPOS PRESBÍTEROS, MISSIONÁRIOS, ou seja lá como ELES gostam de serem chamados, também está na moda.
UM IR E VIR INFINITO, nas escrituras, no Novo e Velho Testamento, nas epístolas, enfim, passeiam de lá pra cá na Bíblia, lendo versículos soltos, incutindo nas mentes vulneráveis as maiores barbaridades, com “embasamento bíblico”. MAS OS EVANGELHOS, estão passando “desapercebidos”.
Se os EVANGELHOS ESTIVESSEM SENDO PREGADOS AMPLAMENTE E AS CLARAS, entenderíamos muito melhor o que VERDADEIRAMENTE ESTÁ ACONTECENDO.

PROSPERIDADE:

O EVANGELHO NÃO É SERVIR PROSPERIDADE EM BANDEJAS.
O VERDADEIRO EVANGELHO É ANUNCIAR A BOA NOVA DA SALVAÇÃO ATRAVÉS DE CRISTO JESUS.
É APRESENTAR A JESUS COMO DEUS NA TERRA E ÚNICO SALVADOR E REMIDOR DOS PECADOS.
É OFERECER A OPORTUNIDADE DO ARREPENDIMENTO DOS PECADOS, É APRESENTAR O PREÇO DE SANGUE PAGO NA CRUZ.
É APRESENTAR A BOA NOVA DO DIREITO A VIDA ETERNA COMPRADA POR CRISTO, QUE NOS LIBERTA DAS AMARRAS DO MUNDO.
É LEVAR AO MUNDO O GRANDE AMOR DE DEUS, QUE DE TAL MANEIRA NOS AMOU QUE ENVIOU SEU ÚNICO FILHO, PARA QUE TODO AQUELE QUE NELE CRESSE, NÃO PERECESSE MAS HERDASSE A VIDA ETERNA.
O VERDADEIRO EVANGELHO É ARREPENDIMENTO E PERDÃO. É CONVERSÃO E SALVAÇÃO.
O VERDADEIRO EVANGELHO É AMOR.
PORQUE DEUS É AMOR.
PORQUE DEUS NOS AMOU PRIMEIRO.
PORQUE DEUS AMA A TODOS, POIS TODOS SOMOS SUA CRIAÇÃO.

INFELIZMENTE O dEUS APRESENTADO HOJE NAS IGREJAS ESTÁ DIFERENTE:
dEUS INDIVIDUALISTA.
TODOS TEM BUSCADO PROSPERIDADE INDIVIDUALISTA.
Ninguém pensa mais no próximo, na prosperidade para o País, para a sua cidade, para o seu bairro, para a sua rua, para o seu vizinho.
Não se pensa mais em prosperidade de amor, de paz, de harmonia, de solicitude,de educação, de sabedoria, de compaixão, de dons...enfim prosperidade espiritual, pois DEUS É ESPÍRITO E IMPORTA QUE QUEM O ADORE, O ADORE EM ESPÍRITO E EM VERDADE.
Hoje em dia a prosperidade bem vinda é a material. Prosperidade de bons carros, de boas roupas, de bons cargos, bons salários, boas casas, etc. MULTIDÕES ESTÃO PROCURANDO AS IGREJAS PARA QUE DEUS MELHORE SUAS VIDAS NO ÂMBITO MATERIAL.
Será que dentro das igrejas não se tem lido a bíblia em MATEUS: 4: 8 - 9 _Novamente, o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isso te darei se prostrado, me adorares.??
Ou será que não está claro no texto quem é o deus das riquezas e glórias deste mundo??
Então a que deus estas igrejas e essa multidão vem buscando e prostrados adorando?


Será que não se tem lido mais a Bíblia em: MATEUS: 6: 19 – 34? _ Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam. Mas ajuntai tesouros no Céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam, nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí também estará o vosso coração. A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se seus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz. Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas! Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. (dinheiro).
Por isso, vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo, mais do que a vestimenta? Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai Celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados,acrescentar um côvado à sua estatura? E, quanto ao vestuário, porque andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam. E Eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pequena fé? Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos ou com que nos vestiremos? (PORQUE TODAS ESSAS COISAS OS GENTIOS PROCURAM.) Decerto, vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas essas coisas; mas BUSCAI PRIMEIRO O REINO DE DEUS, E A SUA JUSTIÇA, E TODAS ESSAS COISAS VOS SERÃO ACRESCENTADAS. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, PORQUE O DIA DE AMANHÃ CUIDARÁ DE SI MESMO. BASTA A CADA DIA O SEU MAL.
As “pregações evangélicas” hoje em dia dentro das igrejas é exatamente o inverso do que nos ensinou Jesus.
“ DÊ E DEUS TE DEVOLVERÁ” ?!?!?! É TROCA?!?!?! CÂMBIO?!?!?!? PROPINA?!?!?!?
QUANTO ESTÁ A COTAÇÃO DE OFERTAS E DÍZIMOS???
“ DÊ DEZ POR CENTO E RECEBA MIL POR CENTO E UMA MANSÃO NO CÉU”

O QUE VEM SENDO PREGADO E AMPLAMENTE OFERECIDO NAS IGREJAS É UM dEUS MERCANTILISTA!

MAS JESUS ENSINA AO CONTRÁRIO: EM MATEUS: 19: 21e 23
_ Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; e vem e segue-me.
Disse, então, Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no Reino de Deus.
Veja; Jesus não manda procurar um templo e entregar tudo, mas “DÁ AOS POBRES”. Ele pede que 'você' VÁ ATÉ OS POBRES.
TAMBÉM ALERTA PARA O PERIGO PELO DESEJO DE RIQUEZAS.

PESCADORES:


Pescadores de homens - Evangelho Mateus 4:18-25
Na Galiléia Jesus reencontra os irmãos Simão e André. Da primeira vez que se encontraram na Judéia os dois eram discípulos de João Batista e ouviram João dizer que Jesus era o Cordeiro de Deus. Naquela ocasião os dois seguiram a Jesus e Simão ganhou um novo nome, Pedro. Isso está no primeiro capítulo do evangelho de João. Daquela vez eles foram convidados para conhecer onde Jesus morava. Era um chamado para a salvação, o mesmo que Jesus faz a cada pessoa que tem o primeiro contato com ele. "Você quer saber onde eu moro? Então venha comigo" é mais ou menos o que ele diz a cada coração. É um convite para o céu. No reencontro na Galiléia, que é descrito por Mateus, os dois são chamados para o serviço. A ordem é sempre esta: primeiro você recebe o convite para ser salvo, depois para servir. Primeiro a fé, depois as obras; primeiro o perdão dos pecados, depois o fruto da fé; primeiro o céu, depois a terra. Simão e André eram pescadores e Jesus os chamou para serem pescadores de homens. Tudo o que eles precisavam fazer era seguir a Jesus. A capacitação e o poder para transformá-los em pescadores de homens viria de Deus, não de uma faculdade de teologia ou algo assim. Não seria uma pesca com redes. As redes eles deixaram para trás. Não era para saírem por aí aprisionando pessoas, mas libertando. Andar com Jesus faria deles iscas vivas. Eles deviam levar o sabor e a fragrância de Jesus por onde quer que fossem. O pescador vai onde o peixe está, corre riscos e não faz barulho para não chamar a atenção para si. É de Jesus, perdão e salvação que o pescador de homens fala, não de religião, costumes ou prosperidade. O tema do pescador de homens é Jesus, o mais próximo que Deus chegou do ser humano. E as boas novas não são uma lista de tarefas, mas a notícia de que Jesus morreu e ressuscitou para salvar e justificar o pecador. Neste capítulo 4 do evangelho de Mateus mais dois pescadores são chamados para se tornarem pescadores de homens: Tiago e João. Eles imediatamente deixam o barco e seu pai, Zebedeu, e seguem a Jesus. Imediatamente! Jesus tem prioridade. Muitos empreendedores, políticos e artistas daquela época tiveram seus nomes apagados pela poeira dos séculos. Os nomes dos pescadores Pedro, André, João e Tiago só permanecem porque tiveram um encontro com Jesus e foram chamados a anunciar as boas novas da salvação, que é o que significa a palavra "evangelho". Esse encontro tem conseqüências eternas. Você já foi pescado?
É ISSO QUE AS IGREJAS TEM ENSINADO?
OU MELHOR: O QUE AS IGREJAS TEM ENSINADO?

O QUE AS IGREJAS TEM ENSINADO?




NÃO SEI O QUE ANDAM ENSINANDO, MAS SEI O QUE ANDAM “PROMETENDO”.
QUEM NÃO VAI EM BUSCA DE PROSPERIDADE, VAI EM BUSCA DE “MILAGRES”; OU DOS DOIS, “QUE É MELHOR AINDA”.
QUEM VAI EM BUSCA DE JESUS CRISTO COMO SEU SALVADOR?
QUEM VAI EM BUSCA DE “SEGUIR” E “SERVIR” A CRISTO?
MAS ISTO ESTÁ CLARO NAS IGREJAS?
ESTÁ CLARO NAS IGREJAS: “ CONFESSE COM A SUA BOCA QUE JESUS É DEUS E ÚNICO SALVADOR DE SUA VIDA”?
ESTÁ SENDO ENSINADO QUE “NASCER PARA CRISTO É MORRER PARA O MUNDO”?

SINCERAMENTE! ACHO QUE NÃO.

HOJE EM DIA AS IGREJAS TEM “MILAGRES” E “CURAS” COM DIAS E HORAS MARCADAS E DE PREFERENCIA, TELEVISIONADAS

DEVO SER MUITO INGENUA E CEGA, POIS NA “MINHA” BÍBLIA, NÃO ACHEI NADA DISSO!
NA “ MINHA BÍBLIA”; ACHEI JESUS EM PRIMEIRO PLANO, FOCO CENTRAL, PESSOAS INDO AO “SEU” ENCONTRO, “PROVANDO” A SUA FÉ DIANTE “DELE” E SÓ DEPOIS, RECEBENDO SEU FAVOR. MAS TALVEZ EU NÃO SAIBA LER, OU SIMPLESMENTE NÃO ENTENDO A “INTERPRETAÇÃO DE TEXTO”. ( apesar de SER ÓTIMA ALUNA NESSE QUESITO NA ESCOLA).

Vejo de novo, o DIABO, tentando a Jesus no deserto, o instigando para que transformasse pedra em pão, ou para que Ele, Jesus, se atirasse do penhasco e ordenasse aos anjos que o segurassem.

INFELIZMENTE É ISSO QUE VEJO, AO OBSERVAR DE QUE MANEIRA SE TEM CORRIDO ATRÁS DOS MILAGRES.

Claro que creio que JESUS É O MESMO ONTEM, HOJE E SERÁ AMANHÃ. Então creio sim, que Ele ainda opera milagres até os dias atuais.
O QUE NÃO CREIO SÃO NESSES “MILAGRES OFERECIDOS”. POIS NUNCA 'VI' NA 'MINHA' BÍBLIA, JESUS PASSANDO E APREGOANDO: _ “ATENÇÃO, NÃO PERCAM HOJE SERÁ UM DIA EM QUE FAREI MUITOS MILAGRES, VENHAM E RECEBAM, E AMANHÃ ESTAREI NA CIDADE TAL E FAREI LÁ A MESMA COISA, NÃO PERCAM”. OU ENSINADO A QUALQUER DE SEUS DISCÍPULOS ESTE PROCEDER.

MEU IRMÃO, MINHA IRMÃ; QUEREM UM CONSELHO: REVEJA RÁPIDO OS SEUS CONCEITOS E EM QUE E EM QUEM TEM ACREDITADO.

CONSEQUENCIAS AINDA MAIS SÉRIAS:



“SEDE IMITADORES DE JESUS”

Assim fica mais fácil, distinguir os enganos por ai; ( E SÃO TANTOS ).
MUITOS PODEM PENSAR QUE NÃO HÁ MAL ALGUM, MAS HÁ SIM! MUITO MAL.

1°: AS PESSOAS ESTÃO SENDO ENGANADAS E SEM PERCEBEREM ESTÃO SE AFASTANDO CADA VEZ MAIS DA VERDADE LIBERTADORA QUE É JESUS.

2° ESTÃO SENDO PERSUADIDAS A SE “VINCULAREM” AOS LOCAIS “DAS PROMESSAS”

3° ESTÃO DEIXANDO DE BUSCAR PESSOALMENTE AS VERDADES BÍBLICAS. DEIXANDO-SE “ENSINAR”.

4° ESTA SE DEIXANDO DE LADO O: “VALE O QUE ESTÁ ESCRITO” ( NA BÍBLIA), POR: “VALE O QUE FOI DITO” POR PASTORES, BISPOS, APÓSTOLOS OU SEJA QUE TÍTULO TENHAM ( HOMENS ).

5° PREGUIÇA DE BUSCA DE ALIMENTO ESPIRITUAL E FOME DE SOLUÇÕES MERAMENTE MUNDANAS E IMEDIATISTAS.

6° O ESCÂNDALO QUE VEM CAUSANDO AOS QUE AINDA NÃO SÃO CRISTÃOS, AFASTANDO ASSIM A OPORTUNIDADE DE CONVERSÃO DE MUITOS. POR VEREM NISSO MOTIVOS DE ZOMBARIA, CHACOTAS, ESCÁRNIOS E HORRORES, RIDICULARIZANDO AS ESCRITURAS SAGRADAS.

7° A SALVAÇÃO DE ALMAS, ÚNICO PROPÓSITO DE DEUS TER-SE FEITO HOMEM NA FIGURA DE JESUS, ESTÁ DELIBERADAMENTE SENDO ESQUECIDO.

POR ISSO VOS DIGO: -”SEDE IMITADORES DE JESUS”
LEIA “VERDADEIRAMENTE” E “PESSOALMENTE” A BÍBLIA.

LEIA E APRENDA COM O MESTRE DOS MESTRES E ACIMA DE TODOS OS HOMENS; JESUS. VEJA COMO ELE AGIA, O QUE ELE ENSINAVA.

FAÇA-SE A PERGUNTA: EM MEU LUGAR O QUE FARIA JESUS?

JESUS ALERTA:


JESUS ALERTA EM MATEUS:7. 15 “Acautelai-vos, porém dos falsos profetas, que vem até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores.”

INFELIZMENTE É O QUE SE TEM VISTO MUITO POR AÍ: LOBOS DEVORADORES.
Devoradores da fé, devoradores do Amor, devoradores de corações devoradores de dinheiro e devoradores de almas.
Sim, é isso que se tem visto. Se entrarmos na internet, em qualquer site de relacionamentos, twitter, Orkut, Faceboock, you tube, e outros; o que veremos é a maioria dos que se dizem evangélicos ou cristãos, demonstram claramente repúdio aos que não pertencem a sua “denominação”, desprezo pelo próximo, ofensas e exposições humilhantes aos que chamam de irmãos.
O QUE MAIS VEMOS SÃO VERDADEIRAS BAIXARIAS “CRISTÃS”, DE FAZER CORAR DE VERGONHA O MAIS CÉTICO DOS ATEUS.

MAS NÃO SÃO EVANGÉLICOS OU CRISTÃOS? NÃO PERTENCEM A UMA “IGREJA”?
NÃO TEM SEUS PASTORES, BISPOS, APÓSTOLOS OU SEJA LÁ COMO CHAMAM?
ENTÃO PORQUE NÃO ESTÃO SENDO DOUTRINADOS COMO MANDAM AS ESCRITURAS SAGRADAS?
PORQUE TANTAS BRAVATAS E ESTARDALHAÇOS ESCANDALOSOS?

PORQUE TANTOS CRISTÃOS MACHUCADOS E OFENDIDOS, DESAMPARADOS E SEM QUE ACHE UM BOM LUGAR PARA CONGREGAR; SOLTOS A ESMO COM FOLHAS AO VENTO?

PORQUE OS DEVORADORES, DEVORAM, NÃO CUIDAM, NÃO ENSINAM, NÃO AMAM.

NA CONTINUIDADE, MATEUS 7: 21-23 JESUS DIZ: “nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos Céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.

BEM ACHO QUE SOBRE ESTE TEXTO, NÃO CABE MAIS NENHUM COMENTÁRIO, ESTÁ CLARÍSSIMO: MILAGRES, MARAVILHAS, EXPULSÃO DE DEMÔNIOS, PROFECIAS, NADA DISSO É INDICATIVO COMO PROVA DE QUE VENHA 'REALMENTE' DA PARTE DE DEUS OU DE JESUS.

HOJE EM DIA É “MODA” NAS “IGREJAS” SE PREGAR SÓ O “BOM”. TUDO SÃO: “BENÇÃOS”, “MARAVILHAS”, “GLÓRIAS”, “FOGO PURO” E “VITÓRIAS”, “VITÓRIAS”, “VITÓRIAS”. ASSIM “QUALQUER UM” ENTRA NA FILA!

MAS NÃO É ISSO QUE VEMOS JESUS FALANDO EM: JOÃO: 16. 33
“Tenho-vos dito isso,para que em mim tenhais paz; pois 'NO MUNDO TEREIS AFLIÇÕES', mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.

QUAIS SÃO AS FALSAS DOUTRINAS QUE PODEMOS IDENTIFICAR ATUALMENTE?


Alguns dos falsos ensinamentos que abordaremos constam do movimento G-12.
1. Quebra de maldição hereditária – toda maldição foi quebrada quando aceitamos Cristo como Salvador da nossa alma.
2. Confissão positiva – a confissão positiva coloca o peso da realização nas palavras pronunciadas e na atitude mental da pessoa e não na fé genuína em Deus (At 3.16; Hb 12.1,2).
3. Confissão regressiva – é a confissão, de novo, de pecados já perdoados por Cristo, especialmente aqueles cometidos antes da conversão à Cristo.
4. Sopro espiritual.
5. Cura interior – as doenças emocionais são devastadoras. Jesus, de fato, as cura completamente. A heresia está no fato de que pregadores relacionam os problemas emocionais com a maldição hereditária e querem cura-los com regressão psicológica. Cristo nos cura dos traumas psicológicos e emocionais. Nos cura até da auto-imagem negativa.
6. Regressão psicológica – esta prática pode deixar sequelas mentais graves.
7. A mania de querer mandar em Deus – expressões tais como ‘eu declaro’; ‘eu ordeno’. ‘eu profetizo’; ‘povo de Deus, declare isto: o Brasil é do Senhor Jesus’, pronunciadas sem a efetiva ordem de Deus é heresia e não muda situação alguma.
8. Superstição.
9. Incubação – a incubação é uma conseqüência da confissão positiva. Trata-se de se gerar uma imagem mental, direcionada para o alvo que se pretende alcançar.
10. Teologia da prosperidade – a Bíblia apresenta a teologia da prosperidade*, mas não como se ensina nestes movimentos. Muitos relacionam a vida do crente vitorioso com a sua prosperidade financeira. De fato, Deus deseja que seus filhos seus prósperos, mas não sê-lo não significa falta de salvação.
11. Cair no poder – muitos homens santos de Deus caíram debaixo do poder de Deus, mas sempre para frente, com o rosto no chão, conscientes, embora muitos ficaram fisicamente abalados e muitas vezes estavam sozinhos.

ENCONTRO COM (DEUS!!!)


Os Encontros fazem parte da estratégia de consolidação. São retiros, normalmente de três dias, realizados com os membros das células. Para participar é necessário passar pelas reuniões de pré-encontro, onde os participantes recebem instruções sobre a visão e a estrutura da igreja em células. Após o retiro também são realizadas reuniões pós-Encontro.
De acordo com Castellanos: "É a primeira experiência de confrontação cara a cara com Deus, consigo mesmo e com as demais pessoas, que o motivará a refletir no seu viver diário e a projetar-se com paz e segurança em Jesus Cristo para o futuro. O encontro é uma experiência genuína com Jesus Cristo, com a Pessoa do Espírito Santo e com as Sagradas Escrituras, no qual, mediante conferências, seminários, vídeos e auto-exame se leva o novo convertido ao arrependimento, libertação de ataduras e cura interior. O propósito é dar orientação clara, à luz das Sagradas Escrituras, ao recém convertido, sobre seu passado, presente e futuro com Jesus Cristo, mediante ministrações a nível pessoal e de grupo... Desta maneira, o novo crente é preparado para desenvolver uma relação íntima com o Senhor, facilitando-lhe o aprendizado da oração, leitura da Palavra e o conhecimento da visão..."
É comum, em alguns casos, antes do Encontro o participante já ter passado pelo batismo nas águas, mas geralmente isso acontece após o encontro, quando o participante já alcançou certo nível de consciência de arrependimento de pecado, requisito primordial para a realização do Batismo.
Após o Encontro o membro da célula passa por um treinamento para se tornar líder. Esse curso dura de 3 a 6 meses e tem por objetivo formar o membro para conduzir as reuniões nas células. Quando um líder tem várias células sob seus cuidados ele recebe outros títulos, como supervisor ou coordenador.
O Movimento G12 tem gerado grandes discussões no meio evangélico brasileiro, devido à sua conotação neo-pentecostal. Bem recebido e implantado por algumas igrejas e totalmente rejeitado em outras.
A principal crítica ao movimento é com relação às doutrinas que os opositores alegam estar 'embutidas' no G12. Muitas dessas doutrinas não são aceitas pelas denominações tradicionais e pentecostais clássicas, tais como: batalha espiritual, quebra de maldições, cobertura espiritual, atos proféticos, cura interior, etc. Há algumas críticas também pelo fato de haver uma suposta sessão de regressão na qual o participante do encontro faz o seu "renascimento".
Certos teólogos e espiritualistas, porém, consideram o G12 inapropriado por sua grande semelhança com certos cultos do paganismo, tais similitudes estando mais evidentes durante os Encontros.
Não aceito as críticas correntes feitas por idealizadores locais do encontro, no sentido de que "quem critica não é espiritual, é problemático" .

A busca empreendida pelas denominações históricas na tentativa de acordar o seu rebanho para um renovo espiritual, isso é salutar, pois,as denominações, estavam meio mortas, ou, adormecidas no seu tradicionalismo. O que é perigoso, por demais, é aceitar fórmulas prontas, anti-bíblicas, heréticas, visando apenas o crescimento da igreja. Todos os avivamentos contrários à sã doutrina, desde o século XVIII, e principalmente os do século XX nos Estados Unidos, não se mantiveram, tampouco trouxeram frutos permanentes para o reino.


"Encontro Face a Face": reconhecer as suas qualidades e os seus terríveis defeitos. A qualidade é: sacudir o crente e torná-lo mais consciente da sua condição, aproximando-o de Deus através da oração. Os defeitos são vários, valendo citar o ritual horroroso e ridículo de "quebra de maldições hereditárias" (mais de duas horas renunciando a absurdos); igual lapso temporal dedicado a um processo claro de lavagem cerebral, onde um grupo de pastores e leigos "ministram" os participantes através de gritos, uivos e rosnados, para cuja finalidade não se sabe qual, uma vez que se tratam de pessoas convertidas, não possessas e afeitas ao evangelho. E, por último, a intragável confissão, sacramento trazido diretamente do catolicismo romano. Tudo isso, contrário à sã doutrina bíblica.

Não consigo atinar como cristãos (sérios) possam aceitar tais rituais em suas "Igrejas", recebendo o pacote pronto diretamente do "Movimento herético G12". Essa atitude, sem meios termos, é completamente irresponsável. Repito: concordo que o encontro traz frutos, mas deve ser "adequado á doutrina bíblica (séria), que é incontrastavelmente firmada na Palavra de Deus.

É triste observar que os afeitos ao referido encontro sem modificações (pacote fechado), costumam tachar de reacionários àqueles que se colocam firmemente contrários a essa visão.

É hora de os líderes, os pastores (comprometidos) acordarem para essa questão, pois esse movimento herético nascido do G12 não permanecerá, como não permaneceu no Brasil em tempos passados, tendo, inclusive, dividido inúmeras igrejas.

Estados da Federação, vêm participando dos debates e acompanhando com interesse as experiências com relação ao chamado Movimento G12, ou Igrejas em Células, ou Modelo dos Doze. E neste momento da vida denominacional entendem necessário fazer o pronunciamento a seguir, visando à saúde doutrinária e à unidade das igrejas, à sustentação dos princípios bíblicos e teológicos que informam nossas doutrinas e práticas, à eficácia de nosso testemunho nesta virada de século e milênio e, sobretudo, à glória de Deus.

CONVICÇÕES:


Como preliminar à avaliação e posição sobre o G12 e OUTROS MOVIMENTOS DE AVIAMENTO OU RENOVO, é mister recordar e afirmar algumas convicções: 1. Creio nas Escrituras Sagradas, e canônicas, compostas de Antigo e Novo Testamento, como registro fiel da revelação de Deus, e como única regra de fé e conduta, para o crente e para a igreja de Jesus Cristo, no mundo. 2. Creio que a Bíblia deve ser interpretada por firmes princípios, dos quais ressaltasse o de que a Bíblia deve ser interpretada pela Bíblia, o texto, pelo contexto, mas sempre à luz da Pessoa e dos Ensinos de Jesus Cristo. 3. Creio no Deus trino, Pai, Filho e Espírito Santo, cujas obras contemplamos na Criação e na História e que se revela de maneira gradual e progressiva, nas Escrituras e, plenamente, na Pessoa de Jesus Cristo, Verbo encarnado. 4. Creio na Igreja como entidade temporal e atemporal, fundada por Jesus Cristo e que tem por missão a redenção dos homens e o fazer discípulos em todas as nações, a formar uma nova criação, a humanidade deuteroadâmica. 5. Creio na suficiência de Jesus Cristo como Senhor e Salvador, e na eterna salvação dos que nele creem. Creio que no ato de sua fé em Cristo, o novo crente recebe o Espírito Santo como penhor da herança eterna, iniciando-se, então, o processo da santificação cujo alvo é tornar o crente semelhante a Cristo. 6. Creio, como cristão, que a revelação chegou à plenitude em Jesus Cristo e que toda alegação de novas revelações e novas verdades, por sonhos, visões e outros meios, deve ser cotejada com as Escrituras, corretamente interpretadas. 7. Creio que a igreja do Novo Testamento, especialmente a de que dá conta o livro de Atos, constitui modelo para as igrejas de nossos dias, já no compromisso com a proclamação, a adoração, a comunhão, a edificação e o serviço; já em seu funcionamento pendular, no templo e nas casas, a promover o reino de Deus. 8. Creio serem permanentes e de valor universal e transcultural (a valer, portanto, em todas as culturas), os princípios bíblicos de organização, vida, ministério, proclamação e serviço da igreja. 9. Creio, como biblicamente fundados, os princípios do sacerdócio universal dos crentes, de livre exame da Bíblia e, portanto, de livre acesso a Deus, por meio de Jesus Cristo. Por isso rejeito o sacerdotalismo, o sacramentalismo e o ritualismo, qualquer tipo de hierarquia na esfera espiritual e eclesiástica, e a pretensão humana de interpor-se entre o crente e Deus. Cristo, o único Cabeça. 10. Creio, à luz de Efésios 4.11, que o Senhor provê pastores/mestres para Suas igrejas, a eles incumbindo pregar e ensinar a Palavra, sem mescla de erro, sem distorções, com fidelidade, dedicação, simplicidade e clareza (2Tm 4.2-4).

PERCEPÇÃO SOBRE O MOVIMENTO G12 E OUTROS:


Percebi, pela leitura dos escritos do originador do Movimento e de seus discípulos em nosso país, algumas características ou elementos que o fazem contrastar e chocar-se com a posição que acabamos de ver no formular de: CONVICÇÕES. Vejamos algumas: • Perfil neopentecostal e neocarismático, com ênfase na experiência pessoal e mística, em detrimento da Palavra escrita. • Misticismo em todas as áreas da vida e do funcionamento do programa. • "Marketing religioso" que até entendeu de eliminar da igreja nascente o próprio nome evangélico ou cristão. • Visão empresarial da igreja. • Forma episcopal de governo da igreja, e de pirâmide hierárquica e centralizadora de poder. • A pretensão de terem a última palavra da revelação de Deus para a igreja do século 21. • • Sacralização do número 12, OU ÁGUA, FLORES, LENÇOS, como se fora paradigma para o novo modelo de grupos. • Pretensão de santificação instantânea, obtenção e liberação do poder como resultado do Encontro proposto como condição fundamental para a habilitação dos discipuladores. • Crescimento numérico, como único critério de legitimidade bíblica e evangelicidade, em detrimento da clareza e de formulação de sólidas bases BÍBLICAS. • Ênfase na salvação temporal ( E NÃO ETERNA ). • Evangelismo de resultados e não de compromisso com a verdade, em que conta pragmaticamente o número. • Construção do movimento sobre uma experiência pessoal de visão de um líder. • Ênfase demasiada nos métodos, na estrutura programática que há de ser seguida à risca, quando sabemos que Deus não unge métodos, mas pessoas. • Participação (no Encontro) como fonte única de autoridade crítica. • Emoção humana, como evidência incontestável da presença do Espírito Santo. • Evidências de manipulação psicológica e espiritual, especialmente, no Encontro, que é parte essencial do Movimento G12, não restando aos dele participantes as condições e o tempo necessários à reflexão crítica TÃO SALUTAR.

POSIÇÃO SOBRE ESSES MOVIMENTOS


À luz das convicções explicitadas, do exame criterioso e objetivo de testemunhos, relatórios, pronunciamentos e documentos de líderes evangélicos em geral, e das características que acabamos de assinalar, chegamos à seguinte posição: 1. Não julgamos o espírito ou as intenções dos fundadores e pais do Movimento, mas nos atemos aos fatos e escritos a que tivemos acesso. 2. Reconhecemos que ao longo dos séculos, e especialmente no nosso, têm surgido propostas, modelos e métodos de "fazer igreja" e de evangelizar ou "fazer missões", alguns com a pretensão de serem a "última revelação" a "última palavra", "o método perfeito", mas todos têm sido marcados pela temporalidade e impermanência. Afinal de contas, os métodos variam, e não são eles que contam, mas a pessoa humana. Diz, com propriedade, um autor estrangeiro, que "o homem é o método de Deus". 3. O G5, o G12, as "koinonias", os "grupos de ECO", os NEBS (núcleos de estudo bíblico nos lares) constituem todos modelos humanos, e têm o propósito (ou devem ter), de promover a eficaz atuação da igreja no mundo. Mas nenhum deles pode arrogar-se o "status" de revelação final ou método perfeito; todos esses modelos são marcados pela falibilidade humana. Quanto ao número 12, por exemplo, não há registro bíblico de que cada apóstolo tenha preparado doze discípulos, e estimulado estes a discipular mais doze. Nem há registro de as igrejas dos primeiros séculos da história cristã haverem criado grupos de 12, ou de qualquer outro número fixo e definitivo. Reuniam-se nos lares, sim. Mas sem definição de um número fixo de pessoas, ou pretensão de outra homogeneidade que não a da fé, do grupo eclesial que se reunia. 4. É verdade que nossas igrejas, para cumprirem efetivamente o mandato recebido do Senhor, de "fazer discípulos de todas as nações", precisam  extroverter-se, conforme a igreja de Jerusalém. Lá os crentes reuniam-se "no templo e de casa em casa". É mister adotar estruturas leves e simples, mediante pequenos grupos nos lares. Isso, entretanto, sem perder de vista a unidade e a integridade da igreja. Para tanto os grupos nos lares, ou células familiares, seja qual for o nome adotado, a) devem ser dirigidos por pessoas com capacidade espiritual, moral e intelectual; b) os líderes devem ser bem preparados, devem ser orientados a conduzir estudos sobre os mesmos temas, a comunicar as mesmas doutrinas, a conduzir o povo de Deus à firmeza na fé, à comunhão, à santidade e ao serviço. Rejeitasse os Movimentos G12 e OUTROS quanto ao modelo e conteúdo dos Encontros alvitrados em sua filosofia (Pré-Encontro, Encontro e Pós-Encontro), pois seus métodos e procedimentos vêm ao arrepio dos princípios e ensinos das Santas Escrituras. Com efeito, ensinos e práticas por eles adotados opõem-se claramente à Palavra de Deus. Destacamos, a propósito: a) A ênfase na maldição hereditária, com esquecimento do teor geral da Bíblia, sobre o assunto; b) a prática da chamada confissão positiva; c) práticas de regressão psicológica; d) ensino e a prática da chamada "nova unção"; e) prática do sopro espiritual; f) ensino do batismo do Espírito Santo como "segunda bênção", tendo línguas como evidência; g) prática do segredo; h) unção com óleo; i) urros e palavras de ordem nos cultos. 6. Exprobremos o orgulho espiritual, a forma não cristã de desprezar os que não aceitam a "visão" - como a denominam - ou outros métodos ou modelos de "fazer igreja", fatos que temos comprovado em relatos do movimento e mensagens de alguns de seus dignitários.

EXORTAÇÃO E RECOMENDAÇÃO AOS REBANHOS E ÀS IGREJAS


No espírito de Jesus Cristo, e buscando a edificação, crescimento e a firmeza das igrejas e seus obreiros, 1. Alertem a pastores e igrejas a cumprirem o que ordena Paulo aos tessalonicenses e a nós também: "Examinai tudo; retende o bem". Mas que nunca venham a adotar com açodamento ou a pregar como definitivo e de valor absoluto, qualquer método, modelo ou programa de igreja que eventualmente tenham produzido frutos noutras culturas e noutros lugares. Por outro lado, cada método ou modelo deve ser examinado criticamente em seus fundamentos bíblicos, e antes de seus princípios serem experimentados ou aplicados, é mister haver conhecimento da realidade da igreja e da comunidade em que ela se insere. 2. Alertem que nenhum método ou modelo tem legitimidade, para uma igreja verdadeiramente cristã, se conflitar, em suas bases ou práticas, com as Escrituras em que cremos. 3. Proclamemos a necessidade de um avivamento, do quebrantamento do povo de Deus, de abandono do pecado, de compromisso com Jesus Cristo. Por isso, conclamemos nossas igrejas a confrontar o pecado, a pregar o arrependimento, a convocar o povo de Deus ao compromisso com a pureza, a santidade, a integridade e a fidelidade a Cristo em todas as áreas da vida pessoal, familiar e profissional.. 4. Recomendemos que nenhum modelo ou método seja adotado na igreja por imposição do pastor, e nem seja implementado e forçado um modelo que venha a produzir divisão, amargura e prejuízo à paz no Corpo de Cristo. Se é de Deus, a visão não será só do Pastor, mas há de ser comunicada à igreja como comunidade do povo de Deus. 5. Finalmente, concitemos o povo de Deus a receber, examinar e praticar boas opções que existem para o crescimento das igrejas; a incorporar em seu programa práticas que se conformem com a doutrina, os princípios bíblicos e de nossa fé, que não prejudiquem nossa identidade cristã, e se coadunem com a decência e a ordem que devem caracterizar o culto e a vida da igreja (1Co 10.31; 14.40).