quarta-feira, 31 de agosto de 2011

PARA REFLETIR!

 

A Rã Cozida!

História de uma Rã Para ler, meditar e encaminhar. Infelizmente, tem um “quê” de verdade.  
Da alegoria da Caverna de Platão para Matriz, passando pelas fábulas de La Fontaine, o idioma simbólico é um meio privilegiado para induzir à reflexão e transmitir algumas ideias. Olivier Clerc, escritor e filósofo, nesta sua breve história, pela metáfora, põe em evidência as funestas consequências da não consciência da mudança que afeta a nossa saúde, as nossas relações, a evolução social e o ambiente. Um resumo de vida e sabedoria que cada um poderá plantar no próprio jardim para desfrutar dos seus frutos.  
A rã que não sabia que estava a ser cozinhada.  
Imagine uma panela cheia de água fria, na qual nada tranquilamente uma pequena rã. Um pequeno fogo debaixo da panela e a água aquece muito lentamente.  
Pouco a pouco água fica morna e a rã, achando isso bastante agradável, continua a nadar, A temperatura da água continua a subir...  
Agora água está mais quente do que a rã gostaria. Sente-se um pouco cansada, mas, não obstante, isso não a amedronta.  
Agora água está realmente quente e a rã começa a achar desagradável, mas está muito debilitada. Então aguenta e não faz nada... A temperatura continua a subir, até que a rã acaba, simplesmente, morta e cozida.  
Se a mesma rã tivesse sido lançada directamente na água a 50 graus, com um golpe de pernas teria pulado imediatamente da panela.  
Isto mostra que, quando uma mudança acontece de um modo suficientemente lento, escapa à consciência e não desperta, na maior parte dos casos, nenhuma reação, nem um pouco de oposição ou alguma revolta.  
Se nós olharmos para o que tem acontecido na nossa sociedade durante as últimas décadas poderemos ver que estamos a sofrer uma lenta mudança na vida à qual nos vamos acostumando.  
Uma quantidade de coisas que nos teriam feito horrorizar há 20, 30 ou 40 anos, foram a pouco e pouco banalizadas e hoje apenas perturbam levemente ou até deixam completamente indiferentes a maior parte das pessoas.  
Em nome do progresso, da ciência e do lucro são efetuados ataques contínuos às liberdades individuais, à dignidade, à integridade da natureza, à beleza e à alegria de viver. Lenta, mas inexoravelmente, com a constante cumplicidade das vítimas, desavisadas e agora incapazes de se defenderem.  
As previsões para o futuro, em vez de despertarem reações e medidas preventivas, não fazem outra coisa que não seja preparar psicologicamente as pessoas para aceitarem algumas condições de vida decadentes, aliás dramáticas .  
Conscientes ou cozinhados, precisamos de escolher!  
NÓS JÁ ESTAMOS MEIOS COZIDOS? OU NÃO? Então, se não estás como a rã, já meio cozido, dá um golpe de pernas, antes que seja muito tarde.

    quarta-feira, 24 de agosto de 2011

    MANIFESTAÇÃO: QUEM SILENCIOU A VOZ DA JUÍZA? 20/08/2011.

    ONG RIO DE PAZ: PRAIA DE ICARAÍ / NITERÓI / RJ.


    Parece existir uma certa frustração no ar por parte daqueles que protestam contra o  lamentável assassinato da Juíza Patrícia Acioli.
    Uma certa onda de insatisfação com a falta de reação da população. Muito se pergunta do porque a população não ter aderido  em massa a esse protesto; mas o que tem que se perguntar  é se a população ( Não elitizada), ENTENDEU DE FATO o que significa este crime para a sociedade.
     A verdade é que infelizmente em nosso país, a grande maioria não tem noção da representatividade do poder judiciário. Sem contar que povão mesmo, a massa, que vive a violência e o descaso como rotina, ainda adotou o bordão instaurado na mídia: “ A polícia prende a justiça solta”. O que só faz confundir ainda mais, aqueles com tão pouco ou nenhum acesso a informação.
    Infelizmente, na “cultura da pobreza e ignorância”, não é interessante que o povo saiba que o poder judiciário é a única voz de protesto que temos, o grito do povo para que as leis (Já tão caducas) se cumpram.
    Aliás, pergunte para o povo se sabem o que  e quais  são “Os três Poderes”. ( Carnaval, futebol e cerveja). É... Verdade, a maioria não tem ideia!
    Se nem sabem que existem, como saber para que servem?
    ( Só para esclarecer:
    POLÍTICA - Os Três Poderes
    Executivo, Legislativo e Judiciário

    O Poder Executivo é um dos poderes governamentais, cuja responsabilidade é a de implementar, ou executar, as leis e a agenda diária do governo ou do Estado. De fato, o poder executivo de uma nação é regularmente relacionado ao próprio governo. 
    O poder executivo é  representado, em nível nacional, por apenas um órgão: Presidência da república. 

    O poder executivo é representado pelo seu presidente, que acumula as funções de chefe de governo e chefe de estado.  O executivo, em regimes democráticos, o presidente conta com seu conselho de ministros, assessores, secretários, entre outros.

    Cargos do Executivo 

    O Executivo tem, usualmente, as seguintes obrigações:Aplicar as leis. Para isso, fica a cargo do Executivo órgãos como a polícia, prisões etc., para punir criminosos. Manter as relações do país com as outras nações. Manter as forças armadas.Administrar órgãos públicos de serviços à população.

     

    O poder legislativo é o poder de legislar, criar leis.  “O MAIS CRUCIAL, POIS DEPENDE ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE DO VOTO CONSCIENTE”
     O poder legislativo é representado pelos legisladores, homens que devem elaborar as leis que regulam o Estado. Esses homens são os políticos eleitos pelo povo.
    O poder legislativo é constituído por um congresso, parlamento, assembleias ou câmaras.
     O objetivo do poder legislativo é elaborar leis de direito de abrangência geral que são estabelecidas aos cidadãos ou às instituições públicas nas suas relações recíprocas.
       Entre as funções elementares do poder legislativo estão as de fiscalizar o Poder Executivo, votar leis orçamentárias e, em situações específicas, julgar determinadas pessoas, como o Presidente da república ou os próprios membros do legislativo.

    O Poder judicial ou Poder judiciário
    Possui a capacidade de julgar, de acordo com as leis criadas pelo Poder Legislativo e de acordo com as regras constitucionais do país.
    Ministros, desembargadores e Juízes formam a classe dos magistrados, os que julgam e aplicam a lei).


    A qualquer “crime comum”, o povo grita: “Justiça, Justiça, Justiça”... E fica tão claro nestes clamores o eco mudo da mensagem subliminar: “ Não temos, Não temos, Não temos”...
    Com isso; como esperar que o povo venha para as ruas clamar a morte dessa juíza?
    Existe a insatisfação diante das manifestações públicas como, a marcha da maconha, a parada gay, etc. Mas o que é preciso entender, é que essas manifestações só dão público porque são “festivas”. O povo lota as avenidas, não pela causa, mas pelo “oba, oba”, para dançar, se divertir  e “se acabar”. Não é a LUTA IDEALISTA”, é apenas “farra”.
    Quando a causa da manifestação é de fato séria, sem festejos, farras ou “oba, oba”, o povo já vê como “algo estranho”, algo que o deixa com dúvidas e medos.
    O que precisamos lutar com muito mais afinco é pela conscientização de cidadania nas grandes massas.
    O que precisamos urgentemente é protestar contra a desmoralização da Pátria. Nosso “Gigante adormecido”, já não dorme...ESTÁ EM COMA!

    O PAÍS PRECISA MUDAR!



    Rio vai mudar. A luta é gigantesca, mas não vamos recuar. Um dia, a morte será vencida pela vida. Mães não verão filhos ser assassinados. Antônbio Carlos Costa. ONG RIO DE PAZ.

    quinta-feira, 18 de agosto de 2011

    OS "QUINTOS DOS INFERNOS":


    No passado:



    O "QUINTO DOS INFERNOS":


    Durante o século 18, o Brasil Colônia pagava um alto tributo para seu colonizador, Portugal. Esse tributo incidia sobre tudo o que fosse produzido em nosso país e correspondia a 20% (ou seja, 1/5) da produção. Essa taxação altíssima e absurda era chamada de "O Quinto". Esse imposto recaía principalmente sobre a nossa produção de ouro.


    O "Quinto" era tão odiado pelos brasileiros, que, quando se referiam a ele, diziam ... "O Quinto dos Infernos". E isso virou sinônimo de tudo que é ruim.


    A Coroa Portuguesa quis, em determinado momento, cobrar os "quintos atrasados" de uma única vez, no episódio conhecido como "Derrama". Isso revoltou a população, gerando o incidente chamado de "Inconfidência Mineira", que teve seu ponto culminante na prisão e julgamento de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

    Hoje:
    De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário IBPT, a carga tributária brasileira deverá chegar ao final deste ano de 2010 a 38% ou praticamente 2/5 (dois quintos) de nossa produção.


    Ou seja, a carga tributária que nos aflige é praticamente o dobro daquela exigida por Portugal à época da Inconfidência Mineira, o que significa que pagamos hoje literalmente "dois quintos dos infernos" de impostos...


    Para que? Para sustentar a corrupção?? os mensaleiros?? o Senado com sua legião de "diretores", a festa das passagens, o bacanal (literalmente) com o dinheiro público, as comissões e jetons, a farra familiar nos 3 poderes (executivo/legislativo e judiciário).


    Nosso dinheiro é confiscado no dobro do valor do "quinto dos infernos" para sustentar essa corja, que nos custa (já feitas as atualizações) o dobro do que custava toda a Corte Portuguesa.


    E pensar que Tiradentes foi enforcado porque se insurgiu contra a metade dos impostos que pagamos atualmente!


    (E vem de novo a CPMF !!!!)

    "CRIANÇA ESPERANÇA", LEIA COM ATENÇÃO


    -------NÃO DEIXE DE LER - Carta aberta ao Didi da Rede Globo


    Dentro de poucos dias teremos novamente o "CRIANÇA ESPERANÇA", ENTÃO LEIA COM ATENÇÃO E SE ENTENDER QUE DEVE, REPASSE AOS SEUS CONTATOS....




    SE 30% DOS BRASILEIROS (AS) FIZESSEM O QUE A SRA.
    ELIANE ESTÁ FAZENDO, O BRASIL SERIA OUTRO.
    PARABÉNS.


    CARTA ABERTA DE ELIANE SINHASIQUE (jornalista e publicitária) PARA RENATO ARAGÃO (o Didi da REDE GLOBO DE TELEVISÃO) . . . . . !!!


    Nota DEZ para essa mulher ! Parabéns !


    R E P A S S E M . . . . . .


    Querido Didi,


    Há alguns meses você vem me escrevendo pedindo uma doação mensal para enfrentar alguns problemas que comprometem o presente e o futuro de muitas crianças brasileiras. Eu não respondi aos seus apelos (apesar de ter gostado do lápis e das etiquetas com meu nome para colar nas correspondências) ..........
    Achei que as cartas não deveriam ser endereçadas a mim. Agora, novamente, você me escreve preocupado por eu não ter atendido às suas solicitações.
    Diante de sua insistência, me senti na obrigação de parar tudo e escrever uma resposta.


    Não foi por " algum motivo " que não fiz a doação em dinheiro solicitada por você. São vários os motivos que me levam a não participar de sua campanha altruísta (se eu quisesse poderia escrever umas dez páginas sobre esses motivos).

    Você diz, em sua última carta, que enquanto eu a estivesse lendo, uma criança estaria perdendo a chance de se desenvolver e aprender pela falta de investimentos em sua formação !




    Didi, não tente me fazer sentir culpada. Essa jogada publicitária eu conheço muito bem. Esse tipo de texto apelativo pode funcionar com muitas pessoas mas, comigo não.


    Eu não sou ministra da educação. Não ordeno e nem priorizo as despesas das escolas e nem posso obrigar o filho do vizinho a frequentar as salas de aula.


    A minha parte eu já venho fazendo desde os 11 anos de idade, quando comecei a trabalhar na roça para ajudar meus pais no sustento da família.


    Trabalhei muito e, te garanto, TRABALHO NÃO MATA NINGUÉM ! Muito pelo contrário, faz bem !


    Estudei na escola da zona rural, fiz Supletivo, estudei à distância e muito antes de ser jornalista e publicitária eu já era uma micro- empresária.


    Didi, talvez você não tenha noção do quanto o GOVERNO FEDERAL tira do nosso suor para manter a saúde, a educação, a segurança e tudo o mais que o povo brasileiro precisa.


    Os impostos são muito altos ! Sem falar dos Impostos embutidos em cada alimento e em cada produto ou serviço que preciso comprar para o sustento e sobrevivência da minha família.


    Eu pago pela educação duas vezes : pago pela educação na escola pública, através dos impostos, e na escola particular, mensalmente, PORQUE SOMENTE A ESCOLA PÚBLICA NÃO ATENDE COM ENSINO DE QUALIDADE QUE, ACREDITO, MEUS DOIS FILHOS MERECEM !!!


    Não acho louvável recorrer à sociedade para resolver um problema que nem deveria existir, pelo volume de dinheiro arrecadado em nome da educação e de tantos outros problemas sociais !


    O que está acontecendo, meu caro Didi, é que os administradores dessa dinheirama toda não veem a educação como prioridade !


    PARA ELES, A EDUCAÇÃO LHES RETIRA A SUBSERVIÊNCIA E ESSE FATO, POR SI SÓ, NÃO INTERESSA AOS POLÍTICOS QUE ESTÃO NO PODER. POR ISSO, O DINHEIRO ESTÁ SAINDO PELO RALO; ESTÃO JOGANDO FORA , OU APLICANDO MUITO MAL !!!


    Para você ter uma ideia, na minha cidade cada alimentação de um presidiário custa para os cofres públicos R$ 8,82 (oito reais e oitenta e dois centavos), enquanto que a merenda de uma criança na escola pública custa R$ 0,20 (vinte centavos) !!! O governo precisa rever suas prioridades, você não concorda ? Você pode ajudar a mudar isso ! Não acha ?


    Você diz em sua carta que não dá para aceitar que um brasileiro se torne adulto sem compreender um texto simples ou conseguir fazer uma conta de matemática. Concordo com você !


    É por isso que sua carta não deveria ser endereçada à minha pessoa. Deveria ser endereçada a Presidente da República !!!


    Ela é " a cara " !!! Ela é quem tem a chave do cofre e a vontade política para aplicar os recursos !


    Eu e mais milhares de pessoas só colocamos o dinheiro lá para que eles façam o que for correto e necessário para melhorar a qualidade de vida das pessoas do país, sem nenhum tipo de distinção ou discriminação. MAS, NÃO É O QUE ACONTECE !!!


    No último parágrafo da sua carta, você joga, mais uma vez, a responsabilidade para cima de mim, dizendo que as crianças precisam da "minha doação" e que a "minha doação" faz toda a diferença...


    Lamento discordar de você, Didi !!! Com o valor da doação mínima de R$ 15,00(quinze reais) eu posso comprar 12 quilos de arroz para alimentar minha família por um mês, ou posso comprar pão para o café da manhã para 10 dias..... !!!


    Didi, você pode até me chamar de muquirana, não me importo, mas, R$ 15,00(quinze reais) eu não vou doar ! Minha doação mensal já é muito grande. Se você não sabe, eu faço doações mensais de 27,5% de tudo o que ganho !!!


    Isso significa que o governo leva mais de um terço de tudo que eu recebo e posso te garantir que essa grana, se ficasse comigo, seria muito melhor aplicada na qualidade de vida da minha família !


    Você sabia que para pagar os impostos eu tenho que dizer NÃO para quase tudo que meus filhos querem ou precisam ? Meu filho de 12 anos quer praticar tênis e eu não posso pagar as aulas que são caras demais para nosso padrão de vida. Você acha isso justo ? Acredito que não. Você é um homem de bom-senso e saberá entender os meus motivos para não colaborar com sua campanha pela educação brasileira.






    Outra coisa Didi, MANDE UMA CARTA PARA A PRESIDENTE "DILMA" pedindo para ela selecionar melhor os ministros e também os professores das escolas públicas ! Só escolher quem, de fato, tem vocação para ser ministro e para o ensino.


    Melhorar os salários daqueles profissionais também funciona para que eles tomem gosto pela profissão e vistam, de fato, a camisa da educação ! Peça para Ela, também, fazer escolas de horário integral, escolas em que as crianças possam, além de ler, escrever e fazer contas, possam desenvolver dons artísticos, esportivos e habilidades profissionais. Dinheiro para isso está sobrando sim ! Diga para Ela priorizar a educação e utilizar melhor os recursos.


    Bem, você assina suas cartas com o pomposo título de Embaixador Especial do Unicef para Crianças Brasileiras e eu vou me despedindo assinando... Eliane Sinhasique - Mantenedora Principal dos Dois Filhos que Pari !!!


    P.S.: Não me mande outra carta pedindo dinheiro. Se você mandar, serei obrigada a ser mal-educada: vou rasgá-la antes de abrir.


    PS2* Aos otários que doaram para o criança esperança, fiquem sabendo : AS ORGANIZAÇÕES GLOBO ENTREGAM TODO O DINHEIRO ARRECADADO À UNICEF E RECEBEM UM RECIBO DO VALOR PARA DEDUÇÃO DO SEU IMPOSTO DE RENDA !!!


    Para vocês a Rede Globo anuncia: essa doação não poderá ser deduzida do seu imposto de renda !


    PORQUÊ É ELA QUEM O FAZ !!!


    PS3* E O DINHEIRO DA CPMF QUE PAGAMOS DURANTE 11(ONZE) ANOS?


    MELHOROU ALGUMA COISA NA EDUCAÇÃO E NA SAÚDE DURANTE ESSES ANOS?


    BRASILEIROS PATRIOTAS (e feitos de idiotas) !!!DIVULGUEM ESSA REVOLTA....


    isto deveria chegar a Brasília, não acha ???































    segunda-feira, 8 de agosto de 2011

    DEUS É PAI GERADOR DE TODO O FOLEGO DE VIDA!


    “Pai” é sinônimo de “Gerador”. Como é maravilhoso gerar uma vida!!
    Que neste Dia dos Pais, lembremos Daquele que nos gerou A TODOS.




     
      Deus fez o homem para reproduzir a espécie humana (Gênesis 1:27-28): Deus criou o homem com capacidade de reprodução. Deus poderia ter feito o homem estéril, mas o fez fértil, fecundo. Deus é o criador do pai. Deus é Pai dos pais. Sem Deus não existiriam os pais, muito menos dias dos pais. Não seria Deus quem deveria ser mais exaltado que os pais? Não deveria ter um dia para celebrar o Pai dos pais?

    O MAIOR DOS PAIS!!


    Deus é o maior dos homenageados neste dia, pois Ele, sem dúvida nenhuma é o maior do Pais, pois tem toda a humanidade como filhos e, isso inclui você, meu pai!

    Ser pai é uma das melhores coisas do mundo.
    Ser pai é ser artífice da felicidade.
    Como é bom, o pai poder dizer: “Meu filho é um tesouro e fui eu que o fiz”!
    Ser pai é ser um privilegiado.
    Quando o nosso Deus quis ter conosco um relacionamento mais íntimo, chamou a si próprio de Pai. Ele poderia e tinha até direito adquirido de querer ser chamado de poderoso, onisciente, onipresente, e até onipotente, mas Ele não quis nenhum título pomposo e brilhante, mas quis ser chamado apenas de Pai.
    Quando seu filho Jesus quis nos ensinar a orar, mandou-nos apenas chamá-lo de Pai e não de majestade ou de eminência ou de rei.
    Hoje, autoridades humanas, temporais e limitadas, se arvoram em serem chamados de excelência, digníssimo, e até de reverendíssimo e santidade. Quanta diferença da humildade pregada e vivida por Jesus, que era ele sim excelente e digno.

    EXEMPLOS DE PAIS!



      Na Bíblia, nós encontramos pais que tanto desejavam um filho, e que o tiveram, pela intercessão e graça de Deus. Abraão, cognominado de o “pai da fé”, já idoso e com sua esposa também idosa, tiveram um filho, porque Deus assim prometeu.
    Isaque foi, para o casal, o “filho da promessa”, o que os tornou felizes. Isaque ainda foi pai de Jacó, que foi pai doze vezes.
    O grande rei Davi foi pai do maior sábio de todos os tempos, Salomão, que foi rei também.
    O Novo Testamento conta-nos a história de um homem chamado por Zacarias, que orando no Templo, viu um anjo resplandecente diante de si, que lhe disse: “Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida e, Izabel, tua mulher, dará a luz um filho, a quem darás o nome de João”. E Zacarias, já velho, viu dali um tempo, sua velha mulher ficar grávida e ter de fato um menino, que foi chamado João Batista, o destemido precursor de Jesus, que preparou os caminhos para o Mestre. Ser pai, para Zacarias, foi a maior das bênçãos.
    “I João 1:3” nos dá esta verdade: “Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com seu filho Jesus Cristo”. Pelo que a Bíblia nos ensina, não devemos ter comunhão com ninguém, a não ser com o Pai e com o Filho.