sexta-feira, 9 de abril de 2010

EDUCAÇÃO / CONSCIENTIZAÇÃO / RENOVAÇÃO / RENASCIMENTO / RESSURREIÇÃO / O QUE ESTÁS PALAVRAS TEM EM COMUM?






EDUCAÇÃO NÃO É DIREITO MAS SIM DEVER DE TODOS.

Não está na escola o direito a educação, mas nas famílias o dever da educação. Princípios básicos de bem viver em sociedade não pesa e não custa a ninguém, mas infelizmente parece estar acontecendo uma inversão de valores hoje em dia, as famílias cobram de escolas e até de igrejas a educação de seus filhos, empurrando responsabilidades, além de não darem nem ao menos o exemplo dentro de casa e no convívio com a família, culpando o trabalho e falta de tempo, fatores que não foram suficientes para impedirem a este mesmo indivíduo de “construírem” sua família.
Quando eu falo de educação, não estou falando em estudo, cultura, desenvolvimento de talentos, esporte, etc. Estou falando do básico mesmo; boas maneiras e respeito ao próximo, a natureza, aos mais velhos, enfim; falo de coisas que qualquer um pode e deve ter.
Infelizmente o “modismo” não ajuda no quesito educação, com a favelização em alta, com seus maus modos, desrespeito, o falar errado de propósito, o xingamento como gíria, a demonstração gratuita de poder com a intimidação ao próximo, a lei do “primeiro eu”. Não estou falando mal das favelas nem dizendo que os favelados são todos mau educados, estou dizendo que o modismo é de favelização marginalizada, a glamorização da “vida bandida” incutindo esses valores a serem seguidos e copiados por todas as classes sociais.
A mídia também colabora muito no incentivo a falta de educação, com suas novelas e programas mostrando e incutindo cada dia mais o desrespeito e a falta de educação de um modo geral.
Precisamos voltar aos tempos do faz favor, muito obrigado, com licença, me desculpe... já será um progresso e daí para todas as boas maneiras, um “pulinho só”.
Educação traz conscientização, ao praticarmos a educação das boas maneiras, começamos a enxergar o próximo e ao nosso meio, como uma extensão de nós mesmos de nossa família e amigos, isso amplia nossa visão para o bem estar comum, passamos a nos preocupar com melhorias de vida para todos e, assim tomamos posse da conscientização de cidadania e de nossa participação para o progresso, com nossos direitos, mas também com nossos deveres.
Ao chegarmos nesta fase nos sentimos renovados, por não sermos mau educados, começamos a nos sentir de fato uma nova pessoa, melhor consigo mesmo e com o meio em que vive.
Essa renovação sentida é tão bem vinda e benéfica que nos fortalece, nos purifica, porque começamos a entender o significado do “colhemos o que plantamos”.
Com educação, conscientização e renovação e, começando a colhermos nossos frutos sentimos o prazer de renascer a cada dia como uma pessoa melhor. Renasce nossa fé na vida, renasce a esperança de dias melhores, renasce o amor, renasce a alegria de viver, enfim; uma sequencia diária de renascimentos vivenciados por nós.
Ao chegar neste estágio, olhamos para trás e percebemos que aquela pessoa que fomos, sem dar a devida importância a educação e as boas maneiras, sem a conscientização trabalhada e desenvolvida, já não existe mais; morreu, pela renovação diária e pelo renascimento de um novo estado de espírito. Mas você não morreu, o que morreu em você você foi o seu velho EU, ele morreu e você está vivo; então você RESSUCITOU COMO UM NOVO SER!!
Este é o verdadeiro sentido da ressurreição; a morte do velho homem!
Talvez seja esta mensagem que devemos entender com toda essa tragédia logo depois da páscoa. PRECISAMOS BUSCAR NOSSA RESSURREIÇÃO!
Pois sobre essa tragédia o PRÓPRIO FILHO DE DEUS, JESUS, TEM O QUE DIZER E JÁ DISSE:
“ Todo aquele, pois, que escuta minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao HOMEM PRUDENTE, QUE EDIFICOU A SUA CASA SOBRE A ROCHA.
EDESCEU ACHUVA, E CORRERAM RIOS, E ASSOPRARAM VENTOS, E COMBATERAM AQUELA CASA, ENÃO CAIU, PORQUE ESTAVA EDIFICADA SOBRE A ROCHA.
E aquele que ouve as minhas palavras e as não cumpre, compará-lo-ei ao HOMEM INSENSATO, QUE EDIFICOU A SUA CASA SOBRE A AREIA.
E DESCEU A CHUVA, E CORRERAM OS RIOS,E ASSOPRARAM OS VENTOS, ECOMBATERAM AQUELA CASA, E CAIU, E FOI GRANDE A SUA QUEDA. Mateus: 8: 24-27”

“ Pois o que aproveitaria AO HOMEM GANHAR TODO O MUNDO E PERDER A SUA ALMA? Marcos: 8: 36”
“Disse-lhe Jesus: eu sou a ressurreição e a “vida”; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá. Crês tu isto? João: 11: 25-26”

Nenhum comentário: