terça-feira, 19 de julho de 2011

DEGUSTADOR DE CERVEJA!


Ser provador de cervejas é profissão "invejada" 
Nos Estados Unidos, o provador de cerveja recebe 42 mil dólares ... Com pouca ou muita experiência os salários variam entre 28 e 160 mil ...

Ver, cheirar e provar são atividades diárias nas provas organolépticas (sensoriais), que servem para avaliar produtos. É uma tarefa que, nas fábricas de cerveja, é feita pelos próprios empregados, após uma formação específica. E gostar dos produtos nem sequer é requisito essencial.

Um provador assume ser invejado, até porque como responsável pela área Técnica na Central de Cervejas prova praticamente todos os dias e mesmo em lazer 'mantém' a profissão. Da sua experiência realça os brilharetes que faz à mesa com os amigos, ao lançar uns "palavrões" relacionados com os compostos químicos, mas também que "nunca mais beberá uma cerveja de forma descontraída".

Na Central de Cervejas há um painel de cerca de 35 provadores. Em média, oito provadores avaliam diariamente entre cinco e seis cervejas e algumas da concorrência.

A cada atributo da cerveja está associada uma memória sensorial para facilitar a tarefa do provador. Da lista constam os cheiros a couves cozidas, bombas de mau cheiro e a "luz", um aroma sulfuroso resultante da ação das radiações ultravioletas. É para evitar este sabor que as garrafas normalmente não são transparentes. Outros aromas mais agradáveis são a maçã ou anis. Entre cada prova bebe-se água e mastiga-se uma bolacha de água e sal para limpar o palato.

                                                                (continue lendo: 7)


2 comentários:

Unknown disse...

onde entrego o curriculo?

Unknown disse...

onde entrego o curriculo?