terça-feira, 19 de julho de 2011

VAMOS ENTÃO FALAR SOBRE GARRAFAS DE CERVEJA:


Plataforma aberta a todas as cervejarias, o sistema de garrafas retornáveis e intercambiáveis permite que cada empresa do mercado necessite apenas inserir seus vasilhames no fluxo já existente, para passar a disputar a preferência do consumidor. O segredo está na possibilidade de utilização do mesmo casco por todas as cervejarias, indistintamente. Outro beneficio importante é que o sistema permite aos estabelecimentos, a cada nova compra, a adequação aos gostos e preferências do consumidor.
Ainda, como ressalta, o escoamento de grande parte da cerveja no Brasil é feito por meio de garrafas retornáveis e de uso comum. Colocar uma marca e fazer a garrafa exclusiva significa criar artificialmente empecilhos para o desenvolvimento das atividades dos concorrentes e a entrada de novas cervejarias no mercado, seja aumentando seus custos, seja fidelizando os consumidores e pontos de venda, conclui a diretora da Associação Brasileira de Bebidas.
A Abrabe pleiteia às autoridades que impeçam a empresa detentora de evidente posição dominante de destruir um sistema de distribuição que beneficia o mercado e, especialmente, os consumidores. Na denúncia à SDE, requereu que a Ambev seja impedida de gravar sua marca nas garrafas de cerveja, de modo a não bloquear sua utilização pelas concorrentes; e que sejam os cascos exclusivos imediatamente retirados de circulação. Importante ressaltar que a Associação não questiona o tamanho diferenciado de vasilhames, mas a adoção de sinais distintivos que impeça sua livre troca.

                                                                (continue lendo: 3)

Nenhum comentário: