quarta-feira, 24 de agosto de 2011

MANIFESTAÇÃO: QUEM SILENCIOU A VOZ DA JUÍZA? 20/08/2011.

ONG RIO DE PAZ: PRAIA DE ICARAÍ / NITERÓI / RJ.


Parece existir uma certa frustração no ar por parte daqueles que protestam contra o  lamentável assassinato da Juíza Patrícia Acioli.
Uma certa onda de insatisfação com a falta de reação da população. Muito se pergunta do porque a população não ter aderido  em massa a esse protesto; mas o que tem que se perguntar  é se a população ( Não elitizada), ENTENDEU DE FATO o que significa este crime para a sociedade.
 A verdade é que infelizmente em nosso país, a grande maioria não tem noção da representatividade do poder judiciário. Sem contar que povão mesmo, a massa, que vive a violência e o descaso como rotina, ainda adotou o bordão instaurado na mídia: “ A polícia prende a justiça solta”. O que só faz confundir ainda mais, aqueles com tão pouco ou nenhum acesso a informação.
Infelizmente, na “cultura da pobreza e ignorância”, não é interessante que o povo saiba que o poder judiciário é a única voz de protesto que temos, o grito do povo para que as leis (Já tão caducas) se cumpram.
Aliás, pergunte para o povo se sabem o que  e quais  são “Os três Poderes”. ( Carnaval, futebol e cerveja). É... Verdade, a maioria não tem ideia!
Se nem sabem que existem, como saber para que servem?
( Só para esclarecer:
POLÍTICA - Os Três Poderes
Executivo, Legislativo e Judiciário

O Poder Executivo é um dos poderes governamentais, cuja responsabilidade é a de implementar, ou executar, as leis e a agenda diária do governo ou do Estado. De fato, o poder executivo de uma nação é regularmente relacionado ao próprio governo. 
O poder executivo é  representado, em nível nacional, por apenas um órgão: Presidência da república. 

O poder executivo é representado pelo seu presidente, que acumula as funções de chefe de governo e chefe de estado.  O executivo, em regimes democráticos, o presidente conta com seu conselho de ministros, assessores, secretários, entre outros.

Cargos do Executivo 

O Executivo tem, usualmente, as seguintes obrigações:Aplicar as leis. Para isso, fica a cargo do Executivo órgãos como a polícia, prisões etc., para punir criminosos. Manter as relações do país com as outras nações. Manter as forças armadas.Administrar órgãos públicos de serviços à população.

 

O poder legislativo é o poder de legislar, criar leis.  “O MAIS CRUCIAL, POIS DEPENDE ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE DO VOTO CONSCIENTE”
 O poder legislativo é representado pelos legisladores, homens que devem elaborar as leis que regulam o Estado. Esses homens são os políticos eleitos pelo povo.
O poder legislativo é constituído por um congresso, parlamento, assembleias ou câmaras.
 O objetivo do poder legislativo é elaborar leis de direito de abrangência geral que são estabelecidas aos cidadãos ou às instituições públicas nas suas relações recíprocas.
   Entre as funções elementares do poder legislativo estão as de fiscalizar o Poder Executivo, votar leis orçamentárias e, em situações específicas, julgar determinadas pessoas, como o Presidente da república ou os próprios membros do legislativo.

O Poder judicial ou Poder judiciário
Possui a capacidade de julgar, de acordo com as leis criadas pelo Poder Legislativo e de acordo com as regras constitucionais do país.
Ministros, desembargadores e Juízes formam a classe dos magistrados, os que julgam e aplicam a lei).


A qualquer “crime comum”, o povo grita: “Justiça, Justiça, Justiça”... E fica tão claro nestes clamores o eco mudo da mensagem subliminar: “ Não temos, Não temos, Não temos”...
Com isso; como esperar que o povo venha para as ruas clamar a morte dessa juíza?
Existe a insatisfação diante das manifestações públicas como, a marcha da maconha, a parada gay, etc. Mas o que é preciso entender, é que essas manifestações só dão público porque são “festivas”. O povo lota as avenidas, não pela causa, mas pelo “oba, oba”, para dançar, se divertir  e “se acabar”. Não é a LUTA IDEALISTA”, é apenas “farra”.
Quando a causa da manifestação é de fato séria, sem festejos, farras ou “oba, oba”, o povo já vê como “algo estranho”, algo que o deixa com dúvidas e medos.
O que precisamos lutar com muito mais afinco é pela conscientização de cidadania nas grandes massas.
O que precisamos urgentemente é protestar contra a desmoralização da Pátria. Nosso “Gigante adormecido”, já não dorme...ESTÁ EM COMA!

Um comentário:

Missão ide disse...

Eu confio que a justiça será feita, afinal ela lutou muito e merece isso, infelismente mortes assim estão ficando banais mas se os homens da lei não agirem... agora hoje foi ela manhã pode ser eles.