terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

DETERMINANTES

DETERMINANTES AO ABUSO DE DROGAS:

Existem vários motivos que impulsionam e determinam que o indivíduo faça o uso de drogas e, infelizmente estes determinantes são grandemente ignorados pela maioria das pessoas, inclusive os familiares do usuário e, comummente, não há interesse de um merecido estudo por parte das autoridades. Por esse motivo descreverei alguns:

DETERMINANTES BIOLÓGICOS:

Como já foi descrito a maioria das drogas, além de atuar no organismo, atua também nos genes cromossômicos. É por este motivo que, por meio de hereditariedade, crianças geradas de pais toxicômanos podem nascer com características próprias dos pais (ambos os sexos, não só as mães) e, inclusive, com defeitos traumáticos devido ao uso abusivo de drogas durante e após a gestação.

DETERMINANTES PSICOLÓGICOS:

São determinantes que, ante o convívio do jovem ou adolescente no âmbito escolar, familiar ou social levam uma procura ao mundo dos tóxicos como forma de "fugir" ao vazio e às frustrações que o convívio em sociedade lhe proporciona.
ao se deparar com a desestruturação familiar tão comum em nossos dias_ ou mesmo diante de maus exemplos dos pais que, mesmo exigindo determinado comportamento de seus filhos, não são bons paradigmas_o jovem frustra-se e recorre à droga como um "escape" ou, simplesmente, passa a usá-la com o objetivo de participar de grupos cujos problemas sejam semelhantes aos seus.
Muitos jovens usuários relatam que buscam a droga como forma de auto-afirmação.

DETERMINANTES SOCIOLÓGICOS:

Neste caso podemos destacar que os jovens encontram várias dificuldades para melhor se integrarem à sociedade devido a fatores como: Deficiência de comunicabilidade, diferença de níveis sociais e falta de inter-relacionamento. Para isso, é óbvio que contribuem fatores de ordem político-econômica e psicossocial.