terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

ENFIM, UMA RESPONSABILIDADE DE TODOS:




O 1º artigo da lei de Tóxicos ( Lei nº 6.368 ), diz expressamente que "É DEVER DE TODA PESSOA FÍSICA OU JURÍDICA COLABORAR NA PREVENÇÃO E REPRESSÃO AO TRÁFICO ILÍCITO E USO INDEVIDO DE SUBSTANCIA ENTORPECENTE OU QUE DETERMINE DEPENDÊNCIA FÍSICA OU PSÍQUICA".
Isto significa que todos nós, que somos pessoas físicas, assim como as empresas, ou clubes e os colégios, que são pessoas jurídicas, devemos empregar o máximo de nossos esforços para evitar que as drogas sejam vendidas e usadas indevidamente.
Até a pouco tempo, a responsabilidade de combater o uso de drogas era de apenas alguns, sendo o conhecimento acerca dos seus efeitos nocivos restrito aos médicos e estudiosos. Porém, o problema das drogas é de todos nós. Devemos nos preocupar em conhece-lo, saber as consequências do uso de tóxicos, sem necessariamente receber orientações moralistas. Antes de tudo é preciso informar, orientar, instruir e educar.

" A maconha é, sem dúvida, a droga mais popular entre os jovens e adolescentes no Brasil e provavelmente a mais perigosa, pois atinge uma faixa etária que se encontra em pleno desenvolvimento físico, psicológico e principalmente mora. Ademais ela determina invariavelmente que seus usuários procurem outras drogas mais fortes, buscando, com isso, novas experiencias que já não estejam obtendo com esse alucinógeno. Daí para a sua destruição é somente um passo.